Aniversário de nascimento de Luiza de França

Luiza de França Gonçalves, filha de José Tavares de Medeiros e Francisca Máxima Coelho, nasceu em União dos Palmares, no dia 07 de setembro de 1895.Devido às dificuldades financeiras, teve apenas a instrução primária, porém, era uma autodidata e com aproximadamente quatorze anos iniciou a sua missão pelos sítios, engenhos e povoados do município, ensinando aos filhos dos fazendeiros e a todos que queriam aprender.

Seu método educacional e pedagógico era equiparado, na época, aos dos grandes mestres da educação da década, motivo pelo qual era carinhosamente chamada por todos de “Tia Lú”.

Fundou, em União dos Palmares, um externato que recebeu o nome de “São Sebastião”. Com ele, enfim, o seu sonho realizou-se e a cada ano aumentavam as matrículas em sua escola, despertando atenção da própria Secretaria de Educação que em visita ao Externato com o objetivo de fechar, encontrou a educadora palmarina tão estruturada e entusiasmada tal era a sua dedicação e metodologia que, de imediato, os fiscais trataram de oficializar e registrar o Externato São Sebastião, que funcionou por vários anos educando os palmarinos.

O motivo do sucesso do Externato é que a professora adotava uma política educacional onde dava oportunidades a todos estudar na instituição de ensino, mesmo aqueles que não pudessem pagar a mensalidade.

Tia Lú ensinou na cidade de Viçosa e em vários sítios, fazendas e engenhos do seu município, mas foi no Engenho Santo Antonio, de propriedade do Sr. Joaquim Gonçalves, que a educadora demorou mais tempo e, após a viuvez daquele proprietário, veio contrair núpcias com o proprietário.

A vivência entre ambos durou poucos anos, pois seu esposo faleceu e a professora, como viúva, prosseguiu no seu ideal, ou seja, a carreira no magistério.

Luiza de França Gonçalves foi um exemplo de mãe adotiva, de mulher dinâmica e de amor à educação palmarina, vindo a falecer aos setenta e quatro anos de idade em sua cidade natal, vitimada por um câncer.


Numa homenagem póstuma, o poder público municipal emprestou o seu nome à uma escola, localizada no Bairro do Alto do Cruzeiro, próximo a Praça São José.

Fonte:ATerradaliberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário