A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) de Alagoas participa, desde o dia 6 de outubro, da Fiscalização Preventiva Integrada em barragens alagoanas mantidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A fiscalização é realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AL), com o apoio de órgãos do Governo Estadual
Até agora, oito barragens já foram vistoriadas: Bananeira e Arapiraca, no município de Arapiraca; Campo Grande, Jaramataia e São José da Tapera, nos municípios homônimos; Retiro, em Palestina; Riacho Velho, em Delmiro Gouveia, e Riacho do Bode, em Santana do Ipanema. Também devem ser vistoriadas barragens localizadas nos municípios de Mata Grande, Maravilha, Dois Riachos, Igaci e Palmeira dos Índios.
De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos de Saneamento da Seinfra, Jamerson Lima, representante da secretaria no comitê de fiscalização, falhas de manutenção foram verificadas nas barragens. “Nas oito barragens que visitamos até agora, encontramos falta de manutenção, que não leva a riscos de rompimento, mas compromete a qualidade da água para abastecimento humano”, comenta Jamerson Lima.
Ainda segundo o integrante da Seinfra, as informações obtidas durante as visitas possibilitarão a definição de medidas eficientes na prevenção de acidentes e de situações de calamidade. “Realizamos uma inspeção criteriosa das barragens, registrando, quantificando e qualificando as anomalias encontradas. Os relatórios permitirão avaliar a segurança dos empreendimentos, tanto pelos proprietários das barragens quanto pelas autoridades públicas”, diz Jamerson Lima.
Entre os itens verificados pela fiscalização estão a existência ou não de erosões, de vegetação alta e o funcionamento do sistema de drenagem nas barragens. Nesta quarta-feira (13), os técnicos do comitê se reúnem para finalizar os relatórios referentes às visitas, que serão encaminhados pelo Crea-AL aos órgãos competentes.
Além do Crea-AL e da Seinfra, integram o comitê de fiscalização representantes do Dnocs, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A fiscalização das barragens mantidas pelo Dnocs atende a uma exigência do Painel de Segurança de Barragens, do Ministério da Integração Nacional.
Acássia Deliê
Assessora de Comunicação da Seinfra-AL
(82) 8867-6406 / 3315-3464
ascomseinfra@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário