Veterano do PP surpreende e deixa para trás Calheiros e Heloísa Helena em Alagoas

Veterano na política alagoana, o deputado federal Benedito de Lira (PP), 68, foi a surpresa das eleições no Estado. Candidato mais votado para o Senado, bateu o senador Renan Calheiros (PMDB), principal liderança política nacional de Alagoas, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que não foi eleita.


Lira fez uma campanha com duras críticas a ex-senadora. Um personagem animado, representando um sertanejo simples, era usado para fazer os ataques. Com toques de humor, o personagem cresceu na campanha.

A propaganda de Biu, apelido que usou na campanha, foi turbinada também por imagens dele dançando desajeitadamente o jingle da campanha na convenção de seu partido. A dança do virou marca de campanha e era repetidas no comícios.

No final da campanha, o PSOL acusou o PP de mostrar nas inserções partidárias obras realizadas na Paraíba como sendo resultados de emendas parlamentares apresentadas por Lira. A campanha disse que as obras foram usadas de forma genérica apenas para ilustrar o texto da inserção.

Apesar de estar na coligação do governador tucano Teotonio Vilela Filho, que disputa o segundo turno em Alagoas, Lira disse que, no Senado, fará parte da base de apoio de Dilma Rousseff (PT), caso ela seja eleita no segundo turno. Na campanha, pediu votos para a petista e ganhou uma mensagem de apoio do presidente Lula.

Deputado federal já por três mandatos, Lira começou a carreira política na Arena, partido que apoiava o regime militar (1964-1985). Foi vereador no interior e em Maceió nas décadas de 60 e 70 e deputado estadual por três mandatos antes de chegar à Câmara.

"Não tinha essa vaidade de chegar em primeiro lugar, mas quem imaginou que isso não pudesse acontecer não combinou com o povo", disse ele.

Questionado se tinha já algum projeto específico para levar ao Senado, Lira respondeu com um vago "trabalhar muito por Alagoas".

Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário