Commebol informa adversários do Brasil na Copa América

Atual bicampeão da Copa América, o Brasil caiu no grupo de Paraguai, Equador e Venezuela na competição que acontece em julho do próximo ano, na Argentina.

O Brasil, por ser o atual campeão, faz o jogo de abertura contra a Venezuela em 3 de julho de 2011. A final será em 24 de julho.

O sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira, em La Plata (ARG). Esta edição do torneio conta com dez equipes participantes da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e duas convidadas (Japão e México).

O campeão do torneio garante vaga na Copa das Confederações de 2013, que será disputada no Brasil.

Veja como ficaram divididos os grupos da primeira fase:

GRUPO A
Argentina, Colômbia, Japão e Bolívia.

GRUPO B
Brasil, Paraguai, Equador e Venezuela.

GRUPO C
Uruguai, Chile, México e Peru.

As sedes do torneio são: Ju Juy, Salta, San Juan, Córdoba, Santa Fé, Mendoza, La Plata e Buenos Aires.

POLÊMICA
O site da "Fox Sports" publicou uma reportagem nesta quarta-feira com a definição dos grupos da Copa América da Argentina, em 2011. O detalhe é que o sorteio foi realizado apenas às 19h20 desta quinta-feira.

A emissoa é parceira da Conmebol e detentora dos direitos de transmissão do evento.

De acordo com o texto, o Brasil seria cabeça de chave do grupo B, onde também estariam Chile, Venezuela e Japão, seleção que foi convidada nesta edição. A reportagem apresenta uma falha ao colocar a Venezuela em dois grupos e esquecer da Bolívia.

No Grupo A, segundo a "Fox Sports", estariam a Argentina, Paraguai, Venezuela e Equador. No C, encontrariam-se Uruguai, Colômbia, Peru e México.

A situação chamou a atenção de veículos de comunicação pelo continente, como o "El Gráfico" chileno, que falou em polêmica e ironizou a "Fox" como o "novo polvo Paul".

No entanto, como pôde ser comprovado durante o sorteio, a "Fox" errou.

HISTÓRICO
Argentinos e uruguaios são os maiores vencedores da história da Copa América, com 14 conquistas cada um.

O Brasil tem oito taças. Na sequência, Paraguai e Peru, com dois títulos, e Bolívia e Colômbia, um.

A Argentina também é o país que mais vezes sediou a competição: nove vezes.

Uma das principais mudanças em relação às edições anteriores é que, a partir das quartas de final, haverá prorrogação de 30 minutos no caso de empate e, se persistir o resultado, as partidas serão decididas nos pênaltis.

Desde 1993, a Confederação tem a tradição de chamar equipes que não fazem parte do continente sul-americano. No total já participaram cinco seleções de "fora": México, Estados Unidos, Honduras, Costa Rica e Japão.

Os mexicanos foram os que mais vezes foram chamados, participando de sete edições.

Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário