Aproveitar bem a ceia de Natal

As festas de fim de ano costumam desestabilizar as dietas saudáveis. Além de engordar, o abuso de comidas calóricas e de bebidas alcoólicas no Natal e no Ano Novo faz mal ao coração.

Mas é possível fugir dos excessos. Pratos saudáveis podem evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicérides e doenças como diabetes e hipertensão. Veja como aproveitar as ceias sem prejudicar a saúde.

Para compensar as calorias ingeridas na ceia, o ideal é diminuir a ingestão de açúcar, álcool e gordura duas semanas antes das festas. Alimente-se com pequenas e leves refeições durante o dia.

Não fique horas sem comer, pois a falta de nutrientes pode provocar fraqueza, tontura e mal-estar. A ausência de líquidos também é prejudicial, por isso mantenha-se hidratada com bastante água e sucos de frutas.

Na hora de preparar a ceia, resista e não belisque os quitutes, assim você evita calorias extras antes da hora.
Procure preencher metade do prato com salada de hortaliças cruas ricas em nutrientes e fibras que agem como uma esponja na absorção de gorduras. Ocupe um quarto do prato com carne branca e o restante com acompanhamentos saudáveis. Se possível, retire a pele das aves, pois é riquíssima em gorduras e calorias.

Opte por frutas antioxidantes que ajudam na digestão. Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas. As frutas secas e oleaginosas (castanhas, pistache, avelãs e nozes) são nutritivas, porém, devem ser consumidas com moderação.

Fonte:Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário