176 anos de tradição da festa de Santa maria Madalena em União dos Palmares


Mais um ano se inicia e é chegada a hora da comunidade católica do município de União dos Palmares homenagear a sua excelsa padroeira, Santa Maria Madalena.

A Festa, considerada uma das maiores festas religiosas do Estado, consegue atrair milhares de pessoas durante as noites em que acontece na Praça Basiliano Sarmento, próximo à Igreja Matriz.

A abertura da Festa esse ano acontece no próximo domingo, dia 16, com a já tradicional Procissão do Mastro. Uma verdadeira demonstração de fé da comunidade palmarina por sua padroeira.

A procissão, que tem início no final da Rua Juvenal Mendonça, popular Castelo Branco, percorre diversas ruas palmarinas, sendo finalizada no pátio da Igreja Matriz, onde o mastro erguido pelos fiéis.


Em seguida, no dia 23, acontece a tradicional Procissão Luminosa da Bandeira de Santa Maria Madalena. A procissão tem início na Casa Paroquial, na Rua Santa Maria Madalena, percorrendo, em seguida, diversas ruas da cidade.

No final do percurso, a bandeira é hasteada no mastro que foi erguido dias antes no pátio da Igreja Matriz. O hasteamento da bandeira no mastro simboliza o início do maior evento religioso da Zona da Mata alagoana.

No dia seguinte à Procissão Luminosa da Bandeira, dia 24, tem início o novenário na Igreja Matriz e a festa social na Praça Basiliano Sarmento, onde são realizados bingos, quermesse e shows musicais.

Ao redor da Praça Basiliano Sarmento, local onde acontece a grandiosa festa, são armadas dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas, com o intuito de atender o público presente. Próximo ao local, na Avenida Monsenhor Clóvis, é armado o parque de diversões, um grande atrativo para crianças, jovens e os adultos.

No dia 30, acontece o tradicional leilão de gado, onde cerca de 100 animais entre bovinos, eqüinos, ovinos e aves, doados por fazendeiros da região, são leiloados. Toda a renda conseguida pelo leilão é revestida em benefício da Paróquia.

A festa social tem uma duração de 10 (dez) dias, culminando no dia 2 de fevereiro, dia em que acontece a solenidade em homenagem à Santa Maria Madalena. Às 09 horas da manhã, é realizada uma celebração eucarística de encerramento, na Igreja Matriz. No final da tarde, por volta das 16h30, acontece uma belíssima procissão em homenagem à Santa Padroeira.

O último dia é o mais importante e também o mais esperado por todos da "Terra de Zumbi". Nesse dia, aparecem palmarinos de todas as partes do município e de todas os cantos do Brasil e do mundo, todos unidos para reverenciar e saudar a Padroeira de União dos Palmares, Santa Maria Madalena.


Fonte:Aterradaliberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário