Ministro diz que Porto de Maceió é insuficiente para receber turistas

Um aumento de 70% no fluxo de turistas em quatro anos e um porto que não acompanhou esse crescimento....
A avaliação é do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que esteve ontem vistoriando as obras de aprofundamento do cais do Porto de Maceió, visitando as obras de aprofundamento do Porto de Maceió, acompanhado do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), ontem pela manhã.

“O cais é muito pequeno considerando esse fluxo de turistas, e não suporta a chegada desse volume de turistas, já que só comporta um navio por vez”, observou o ministro.

A visita ao cais do porto também foi acompanhada pela Secretária de Estado do Turismo, Cláudia Pessoa; o presidente da Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (CODERN), Emerson Fernandes e o Administrador do Porto de Maceió, Petrúcio Bandeira.

As obras vistoriadas ontem vão dotar o porto da capital alagoana de condições para movimentar novas cargas, com alto valor agregado, criando condições de atender às exigências do mercado globalizado. Ontem o ministro anunciou que a parte restante das obras, pouco mais de 2%, está garantida, com orçamento de R$ 82 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

O governador Téo Vilela disse haver uma proposta de aprofundamento do cais em 14 metros. “Essa expansão é de fundamental importância para a obra como um todo. O aprofundamento das calhas possibilitará uma melhor receptividade aos navios turísticos e outros. Com esse aprofundamento do cais Alagoas terá um porto que poderá se orgulhar”, disse o governador.

O Ministro Leônidas Cristino disse que há boa vontade por parte do ministério para os projetos alagoanos, mas observa que há uma prioridade de no envio de recursos para os estados que irão sediar os jogos da Copa do Mundo, em 2014.

“No momento o nosso foco é garantir as mudanças necessárias para aqueles estados que irão promover a Copa do Mundo, em 2014. Essa, logicamente, esta, é nossa necessidade. No entanto, tentaremos garantir para Alagoas recursos que poderão possibilitar o avanço econômico do Estado, via Porto de Maceió”, prometeu o ministro.

Fonte:Ojornal-Al

Nenhum comentário:

Postar um comentário