![]() |
| representantes da indústria e do governo |
na frota brasileira, afirmaram na sexta-feira técnicos do governo federal em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO).
De acordo com o coordenador-geral de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Jorge Caldas, a produção nacional de álcool hidratado não conseguiu, sobretudo nos dois últimos anos, acompanhar o aumento do número de veículos bicombustíveis saídos das fábricas. O aumento da demanda de álcool hidratado provocou a redução da oferta de álcool anidro que é misturado à gasolina, causando o encarecimento desse combustível.
— O grande problema está na produção de veículos automotores [flex]. Não estou querendo dizer com isso que se tem que parar com a produção e venda de carros. Mas o fato é que, enquanto um veículo pode ser fabricado a cada 15 minutos, a cana-de-açúcar precisa de pelo menos 12 meses para ser colhida depois de plantada — disse.
Cid Jorge apontou ainda como fator importante na elevação dos preços do álcool redução dos percentuais de crescimento na produção de cana-de-açúcar, que, na safra de 2007/2008, atingiu 15%, caindo nos anos seguintes para 13,7%, até atingir somente 3% neste ano.
Segundo o secretário executivo do Fórum Nacional Sucro-energético, Pedro Luciano Pena Rocha Oliveira, a estagnação na produção de cana este ano se deu em razão da não implantação de novas usinas de álcool a partir da crise de 2008.
— Em 2007, o setor sucroalcooleiro tinha 113 projetos para construção de novas unidades, mas somente 40 destes foram implantados efetivamente. A crise de 2008 bloqueou os créditos previstos para construção destas usinas — disse.
O secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Rutelly Marques da Silva, se referiu ao aumento da demanda de álcool causado pelo maior número de carros flex postos em circulação nos últimos anos.
Fonte:TVSenado

Nenhum comentário:
Postar um comentário