Sem pausas, nem interrupções. Com a fase final da primeira etapa do Canal do Sertão, o Governo de Alagoas já iniciou a construção do segundo trecho da obra, que se estende do km 45 ao km 64,7.
A sequência garante, somente neste início dos trabalhos, a manutenção de 300 empregos diretos, número que deve subir para 900 nos próximos meses.
As frentes de trabalho são abertas em diversos pontos dos municípios de Pariconha, Água Branca e Inhapi, com serviços de topografia, escavação e terraplenagem do canal. Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, a continuidade da obra sempre foi uma das prioridades da gestão do governador Teotonio Vilela Filho.
“O Canal do Sertão é uma das principais obras de recursos hídricos do Brasil e grande geradora de emprego e renda. Sempre trabalhamos para sequenciar uma etapa na outra, evitando períodos de desemprego temporário. Isso foi possível graças aos esforços do governo estadual, que cumpriu todos os trâmites legais e garantiu os recursos para a construção deste segundo trecho”, diz o secretário Marco Fireman.
Diretrizes
Em seminário realizado no último dia 14, Fireman destacou a agilidade na execução dos primeiros 45km do canal e cobrou das empresas responsáveis pelo projeto de execução da obra que haja gerenciamento e planejamento para evitar repetir falhas durante a construção do segundo trecho.
“Temos avançado com muita responsabilidade, agilidade e transparência, inclusive junto aos órgãos de controle e fiscalização. Estes mesmos esforços devem continuar”, destacou Fireman.
Durante o seminário, foram discutidas ainda questões técnicas referentes à supervisão e manutenção da obra, além das diretrizes estabelecidas para o projeto, como a prioridade da água canalizada para abastecimento da população e para o desenvolvimento agrícola dos pequenos produtores sertanejos.
“O Canal do Sertão se destina ao pequeno produtor rural de Alagoas. Esta é a diretriz do governador Teotonio Vilela Filho para a obra e assim ela está sendo desenvolvida. Uma das principais ações é a criação do Centro de Capacitação do Canal do Sertão, voltado para os pequenos produtores, visando a sustentabilidade do projeto”, ressalta Ricardo Aragão, superintendente de Projetos Especiais da Seinfra-AL.
O canal
Direcionado para os pequenos produtores da região, o Canal do Sertão vai possibilitar abastecimento de água para quem sofre anualmente com os flagelos decorrentes da seca. A perspectiva do Governo do Estado é avançar até o km 150 durante os próximos quatro anos. No total, serão 250 km de canal, levando água para mais de um milhão de alagoanos em 42 municípios.
Acássia Deliê
Assessora de Comunicação da Seinfra-AL
(82) 8867-6406 / 3315-3464
ascomseinfra@gmail.com
www.infraestrutura.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário