A Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra-AL) explicou, nesta quarta-feira (26), que a Barragem do Bálsamo, construída no município de Palmeira dos Índios, não sofre qualquer risco
A preocupação havia partido de moradores do povoado Rua Nova, no município vizinho de Quebrangulo, devido a uma infiltração verificada no solo ao lado direito da barragem.
Em entrevista à Rádio Victória FM, de Quebrangulo, o superintendente de Projetos Especiais da Seinfra-AL, Ricardo Aragão, explicou a representantes da prefeitura municipal e à população local que a infiltração a partir do terreno natural é um processo previsível em razão das características do terreno estratificado da região.
“O solo é composto de camadas que se alternam entre trechos mais permeáveis que outros. Essa infiltração, embora não seja desejável, foi prevista nos modelos de cálculo e não representa nenhum risco, pois não há carreamento de material que possa comprometer a integridade estrutural da barragem", disse Aragão.
"A tecnologia utilizada para a construção da barragem inclui a instalação de filtros longitudinais e drenos, evitando que processos erosivos comprometam a integridade estrutural. Entendemos a preocupação dos moradores, afinal, todos ainda estamos sensíveis com a tragédia ocorrida em 2010, após as enchentes. Mas, apesar da aparência desagradável da infiltração, não há motivos para preocupação”, explicou Aragão.
Segundo o superintendente da Seinfra-AL, o sistema de filtros e drenagem da lateral da barragem será ampliado, disciplinando o escoamento da água para o dreno já implantado. “Já elaboramos o projeto e vamos executar a ampliação do filtro e do dreno invertido na lateral da barragem, visando disciplinar a infiltração da água até o sistema de escoamento, onde é possível realizar inspeções periódicas das vazões de drenagem e se há carreamento de materiais que possam comprometer a estrutura”, informou Ricardo Aragão.
Durante a entrevista, o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, também comentou o assunto e tranquilizou a população local. “Agradecemos as explicações da Seinfra-AL e acredito que todas as nossas preocupações foram esclarecidas”, disse o prefeito Marcelo Lima.
A Barragem do Bálsamo foi concluída em 2007 e integra o Projeto de Irrigação do Bálsamo, destinado aos pequenos produtores rurais de Palmeira dos Índios. O projeto para implantação dos sistemas de irrigação está em fase de licitação e, quando concluído, permitirá o aproveitamento hidroagrícola da água armazenada na barragem.
Acássia Deliê
Assessora de Comunicação da Seinfra-AL
(82) 8867-6406 / 3315-3464
ascomseinfra@gmail.com
www.infraestrutura.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário