Campanha da Seinfra chama atenção para saúde e meio ambiente

Secretaria distribuiu materiais educativos e conversou sobre descarte de lixo, ligações clandestinas de esgoto e uso adequado da água

As tendas e faixas montadas na orla de Ponta Verde na manhã desta sexta-feira (4)

chamaram a atenção de turistas e moradores que passavam pelo local e deram o recado: “Cuide bem do meio ambiente”. Em mais uma campanha de conscientização, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) alertou para as doenças e os prejuízos ambientais causados por ações cotidianas irresponsáveis, como o descarte inadequado do lixo, as ligações clandestinas de esgoto e o desperdício de água.

A campanha “Uso adequado da Água e Preservação do Meio Ambiente” integra o Programa de Serviços Urbanos da Água e Esgoto, realizado pela superintendência de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O Programa avança paralelamente às obras de Esgotamento Sanitário da Bacia da Pajuçara, em andamento na região.

“Estamos dobrando o índice de esgotamento sanitário da nossa capital e do nosso Estado e precisamos conscientizar a população sobre os benefícios das obras. É este envolvimento social que garante a sustentabilidade dos nossos projetos”, diz o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

Durante a ação desta sexta-feira, também foram distribuídos sacolas de lixo de TNT e outros materiais educativos a transeuntes e motoristas. Para o advogado Yvan Fialho, campanhas como essa são essenciais para criar uma cultura de preservação ao meio ambiente.

“O poder público precisa mesmo conscientizar a população, que ainda não entendeu a importância de cuidar do seu próprio espaço, não aprendeu a conviver em harmonia com o meio ambiente. Muita gente ainda enche as praças e as ruas de lixo, por exemplo. Essa conscientização vai ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida”, avalia Fialho.

Ligações clandestinas
De acordo com Angela Paim, superintendente de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, a campanha também é essencial para evitar a contaminação das redes de drenagem por ligações de esgoto.

A superintendente lembra que, em janeiro deste ano, uma ação conjunta entre a Seinfra, a Casal e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) notificou diversas residências que já haviam efetuado ligações clandestinas por meio das obras de esgotamento, ainda em execução sob responsabilidade da Seinfra.

“Durante as obras, foi verificado que muitas pessoas haviam interligado os esgotos das casas às redes pluviais, que desembocam nas praias, formando as línguas negras. Isto está sendo combatido por meio de campanhas socioambientais como essa”, diz Paim.


Acássia Deliê
Assessora de Comunicação da Seinfra-AL
(82) 8867-6406 / 3315-3464
ascomseinfra@gmail.com
www.infraestrutura.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário