São José da Laje na TV Educativa

A equipe de reportagem do programa Página Aberta, da TV Educativa, foi ao município São José da Laje, uma semana depois da enchente que castigou recentemente 28 cidades de Alagoas e 52 de Pernambuco.

Relatos e imagens da destruição causada pela catástrofe serão mostrados neste especial da TVE, e como está se dando a retomada das atividades no dia a dia pela população afetada. O programa vai ao ar neste sábado, 17, às 12h, com reprise na segunda, 19, às 8h45.

De acordo com relatório da Defesa Civil, em Alagoas a enchente causou a morte de 27 pessoas, deixou 44.504 desalojadas e 27.757 desabrigadas, devido ao excesso de chuva na cabeceira dos rios no agreste setentrional de Pernambuco. O município de São José da Laje, distante 96 km de Maceió, faz divisa com Pernambuco.

A fúria das águas do Rio Mundaú avançou pela cidade destruindo tudo que encontrava pela frente. A equipe de reportagem mostra que o estrago só não foi maior porque existiu informação prévia dando de que o Rio Canhoto havia transbordado no estado vizinho, o que possibilitou a retirada da população ribeirinha da área de risco. Não foi registrado nenhum óbito no município durante a cheia.

Os telespectadores vão conhecer histórias como a de dona Zélia Maria, proprietária de uma padaria, que viu o trabalho de 70 anos ser completamente destruído em apenas duas horas. E do empresário Erivaldo Gomes, que todos os dias visita os escombros onde ficava sua oficina. O mecânico vendeu tudo que tinha para morar e trabalhar na área agora totalmente destruída e, em meio aos escombros, e apesar da tristeza, diz ainda encontrar força para recomeçar.

A equipe de reportagem da TVE conversou com o comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, para saber como esta sendo feito o atendimento às vítimas da tragédia. E esteve também na unidade hospitalar do município para saber sobre as ocorrências e quais doenças estão afetando a população depois da enchente.

Fonte:Municipiosalagoanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário